Parceria entre PROHAB, MP e SAAE fortalece políticas ambientais em São Carlos.

A presidente da PROHAB, Renata D. Simão Bertolino, e o diretor da Fábrica de Artefatos de Cimento e da Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (FAC/URE), Anselmo Campos, receberam na quarta-feira, 6, a visita do Promotor de Justiça do Meio Ambiente, Dr. Flávio Okamoto, na FAC/URE. A visita destaca a parceria entre a Prohab, o Ministério Público e o SAAE São Carlos, sendo que o MP contribuiu com a aquisição de uma pá carregadeira no valor de R$ 390 mil através de verba de multas ambientais e o SAAE disponibilizou um servidor da autarquia para oferecer experiência prática na operação de máquinas pesadas, essencial para a eficiência da usina.

A Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (URE) possui uma capacidade de processamento de cerca de 250 toneladas diárias de resíduos sólidos provenientes da construção civil, transformando-os em produtos úteis como bica corrida, pedras de diferentes granulometrias e areia. A usina representa um marco importante para o meio ambiente, reduzindo o descarte inadequado e promovendo o reaproveitamento de materiais que, de outra forma, seriam acumulados em aterros.

O promotor de Justiça do Meio Ambiente, Dr. Flávio Okamoto, destacou o impacto positivo desta iniciativa: “A capacidade de operação diária é fantástica e, por isso, é muito importante para todos que trabalham aqui e a cidade de modo geral esta reativação. Assim que a Prefeitura começar a receber dos caçambeiros esses resíduos da construção, isso terá, inclusive, um reflexo positivo no preço da caçamba, que pode ficar mais barato para o consumidor final. Enfim, um passo importante para todos: para a Prohab, para o meio ambiente, para a população e para a cidade de São Carlos”.

A presidente da Prohab, Renata D. Simão Bertolino, ressaltou a importância da colaboração do Ministério Público e o SAAE, agradecendo pela parceria. “O apoio destas duas instituições, MP e SAAE, é fundamental para a manutenção e continuidade deste trabalho de reciclagem e preservação ambiental, que vem sendo desenvolvido para o município e para a população.”